SOBRE AS DISCIPLINAS
O Curso de Especialização em Nutrição Clínica Pediátrica - Avançada (Online) da USP oferece 24 disciplinas divididas em 4 módulos, totalizando 360 horas de aulas e mais 40 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Cada disciplina totalizará 15 horas, sendo 8 horas de aula online ao vivo ou gravada (aula + plantão de dúvidas) e 7 horas de estudo individual com o material disponibilizado pelo curso + resolução de questões de múltipla escolha na plataforma Moodle.
As aulas online ministradas ao vivo ocorrerão conforme calendário, às terças ou quintas-feiras à noite (18h00 às 20h00), através da plataforma Zoom. As aulas assíncronas (gravadas) também serão disponibilizadas na plataforma Moodle, conforme calendário. Não é obrigatória a presença nas aulas ao vivo, essas aulas serão gravadas e ficarão disponíveis durante todo o curso para que o aluno possa assistir quantas vezes quiser, quando quiser e de onde estiver.
Cada disciplina será ministrada durante 2 semanas (2 terças e 2 quintas-feiras). Ao final de cada disciplina haverá uma avaliação com 5 questões de múltipla escolha. A resposta às 5 questões é obrigatória e garante a presença na disciplina. Utilizamos o modelo de avaliação formativo com feedback imediato. A avaliação formativa com feedback imediato é uma ferramenta pedagógica poderosa. Ao permitir que o aluno saiba imediatamente se sua resposta está correta ou não, e ao oferecer explicações claras, esse modelo transforma o momento da avaliação em uma oportunidade de aprendizado.
Abaixo estão listadas as disciplinas do Curso de Especialização em Nutrição Clínica Pediátrica.
Disciplina 1: Parâmetros de classificação do Estado Nutricional exclusivos de crianças 0 a 2 anos, 2 a 10 anos, adolescentes e interpretação.
Disciplina 2: Parâmetros complementares de classificação do estado nutricional e interpretação; Avaliação antropométrica nas Doenças Neurológicas e na Síndrome de Down.
Disciplina 3: Composição corporal por impedância bioelétrica e interpretação: técnica convencional e técnica de análise vetorial; Anamnese nutricional; Recordatório de 24 horas; Recordatório Habitual; Questionário de frequência alimentar.
Disciplina 4: Manifestações clínicas de carências de vitaminas e minerais. Manifestações clínicas de formas graves de subnutrição energética e proteica.
Disciplina 5: Interpretando exames laboratoriais relacionados à nutrição (hemograma; ferro; ferritina; transferrina; saturação da transferrina; albumina; pré-albumina; sódio; potássio; fósforo; magnésio; cálcio; zinco; vitaminas lipossolúveis; glicemia; hemoglobina glicosilada; frutosamina; curva glicêmica; insulina basal (HOMA IR e beta); teste de tolerância à lactose; lipidograma; APO-A; APO-B; homocisteína; ureia; creatinina sérica; razão albumina/creatinina na urina; PTH; amilase; lipase; bilirrubinas; ácido úrico; hormônios tireoidianos; proteína C-reativa; ácido fólico, vitamina B12; anti-endomísio IGA; anti-gliadina IGA e IGG; anti-transglutaminase – IGA; IGA e IGG totais para comparar com exames de intolerância ao glúten; TGO; TGP; Gama GT; fosfatase alcalina; outros minerais e vitaminas).
Disciplina 6: Necessidades energéticas, de macronutrientes e de micronutrientes de crianças prematuras, de 0 a 2 anos, 2 a 10 anos e adolescentes. Cálculo das necessidades nutricionais: Idade corrigida, cronológica ou idade biológica?
Disciplina 7: Aleitamento Materno não se questiona, se pratica; Complementos do leite materno: quais são e como indicar?
Disciplina 8: Alimentação complementar: alimentos destinados a lactentes à partir do sexto mês de vida e crianças de primeira infância (até 36 meses de idade) e suas indicações. Técnicas de introdução alimentar (Baby Led Weaning e Baby Led Introduction to Solids).
Disciplina 9: Fórmulas infantis, compostos lácteos e dietas enterais: composição nutricional e indicações.
Disciplina 10: Alimentação do pré-escolar, escolar e do adolescente; Criança, adolescente e exercício físico: aspectos metabólicos e nutricionais.
Disciplina 11: Lidando com a seletividade na escolha dos alimentos; lidando com a anorexia nervosa e bulimia nervosa.
Disciplina 12: Abordagem nutricional na obesidade infantil.
Disciplina 13: Abordagem nutricional nas alergias e intolerâncias alimentares; Abordagem nutricional na sensibilidade ao glúten e na doença celíaca.
Disciplina 14: Terapia nutricional em UTI pediátrico e neonatal.
Disciplina 15: Necessidades nutricionais em nutrição enteral e parenteral: aspectos práticos.
Disciplina 16: Condutas nutricionais no diabetes mellitus e na dislipidemia.
Disciplina 17: Condutas nutricionais nas doenças renais.
Disciplina 18: Condutas nutricionais nas doenças gastrointestinais.
Disciplina 19: Condutas nutricionais na oncologia e no pós-operatório.
Disciplina 20: Atualidades no tratamento nutricional no Transtorno do Espectro Autista e na epilepsia.
Disciplina 21: Fundamentos das ciências ômicas na nutrição pediátrica
Disciplina 22: Fatores determinantes do consumo alimentar: por que os indivíduos comem o que comem?; Suplementação Nutricional: nutrientes, compostos bioativos, prebióticos, probióticos.
Disciplina 23: Mindful Eating e comer intuitivo; Play Role: Reconhecendo estratégias de educação nutricional - técnicas de avaliação; técnicas Rapport-Building; técnicas educacionais; técnicas de mudança de comportamento com foco no fazer; técnicas de mudança de comportamento com foco no pensar/sentir; técnicas de mudança de comportamento considerando o engajamento social.
Disciplina 24: Oficina: Montando estratégias de intervenção nutricional na fibrose cística, na doença celíaca, na seletividade alimentar, na compulsão alimentar e no Diabetes Mellitus.